Seguro Garantia

O seguro garantia tem o objetivo de garantir que as condições definidas em um acordo formal (uma licitação, um contrato ou, ainda, processos judiciais) sejam cumpridas. 

 

Importância do Seguro Garantia

Portanto, o seguro garantia é uma forma de assegurar que empresas privadas e órgãos públicos tenham cumpridas as obrigações definidas em contratos.

 

Modalidades de Seguro Garantia

  • Garantia do Licitante
  • Garantia Contratual
  • Garantia do Executante
  • Garantia Aduaneira
  • Garantia Judicial
  • Garantia de Adiantamento de Pagamentos
  • Garantia Financeira
  • Garantia Locatícia

Seguro Garantia

Perguntas Frequentes

 Seguro Garantia é o seguro que tem como objetivo assegurar o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador junto ao segurado no objeto principal.

Assim, garante-se ao segurado o objeto principal do contrato mesmo em caso de default/inadimplemento, pelo tomador, de obrigações garantidas.

Na prática, mediante o pagamento de prêmio pelo tomador, a seguradora obriga-se ao pagamento da indenização, caso o tomador não cumpra a obrigação garantida, conforme estabelecido no objeto principal ou em sua legislação específica, respeitadas as condições e limites estabelecidos no contrato de seguro.

 

O seguro Garantia é um contrato que envolve três figuras:  o Tomador (contratado),  o Segurado (contratante) e a Seguradora, que é a garantidora.

O tomador é a empresa prestadora de serviço contratada que assume a tarefa de construir, fornecer bens, prestar serviços, bem como aquele que assume a obrigação de pagamentos de valores nas esferas judiciais e administrativas.

Ao mesmo tempo, torna-se cliente e parceiro da Seguradora, que passa a garantir seus serviços. O Tomador é o risco assumido pela Seguradora; o interessado em cumprir o contrato. É ele quem paga o prêmio do seguro.

Segurado é a pessoa física ou jurídica contratante da obrigação junto ao Tomador. É ele quem recebe a indenização caso o tomador não cumpra com as obrigações contratuais.

 

Seguro garantia do licitante (Bid Bond);

Seguro garantia Contratual;

Seguro garantia no adiantamento de pagamentos (Advance Payment Bond);

Seguro garantia de retenção de pagamentos (Retention Payment Bond);

Seguro garantia imobiliário;

Seguro garantia aduaneiro (Custom Bond);

Seguro garantia judicial (Court Bond);

Seguro garantia administrativo;

Seguro garantia para licitações e concessões;

Seguro garantia do executante (Performance Bond);

Seguro garantia de perfeito funcionamento.

Aqui na Garantia Corretora de Seguros, a empresa que deseja contratar um Seguro Garantia consegue acessar nossa página e realizar uma cotação bem rápida.

É necessário informar alguns dados da empresa, do edital de licitação ou contrato e após análise, o valor do Seguro Garantia é mostrado para você.

Se sua empresa decidir pela contratação, basta informar alguns dados adicionais, como o CNPJ do Segurado (contratante do Serviço) e a data de início de vigência do documento, que deverão constar na garantia.

Por fim, todos os valores serão rapidamente enviados para o seu e-mail.

O seguro garantia judicial oferece ao segurado (no caso, administração pública) a garantia de que se cumpram todas as obrigações que foram alinhadas em contrato, indenizando em caso de eventual descumprimento.

O seguro garantia do licitante garante que o tomador vencedor do certame/ licitação manterá sua proposta e assinará o contrato nas condições apresentadas e dentro do prazo estabelecido no edital. A garantia geralmente é exigida em licitações públicas, no montante de 1% do valor esperado para o contrato.