Seguro Garantia

SEGURO GARANTIA

Muitas empresas não tem ideia dos riscos a que estão sujeitas ao assinar contratos que envolvem a prestação de serviços sem a devida proteção. Para se proteger deste risco é que existe o seguro garantia.

Para que serve o seguro?

O seguro garantia tem o objetivo de garantir que as condições definidas em um acordo formal (uma licitação, um contrato ou, ainda, processos judiciais) sejam cumpridas. O seguro garantia é portanto uma forma de assegurar que empresas privadas e órgãos públicos tenham cumpridas as obrigações definidas em contratos.

Como funciona o seguro garantia?

O objeto do Seguro Garantia são as obrigações estabelecidas entre as partes envolvidas: o Contratado (Tomador) e a Contratante (Segurado), por meio da existência de um Contrato, Edital ou Ordem de Compra.

Segurado (contratante): é a parte que contrata a construção da obra, o fornecimento de produtos ou a prestação de serviços. Ele é o beneficiário do serviço e do seguro e credor das obrigações garantidas.

Tomador (contratado): Empresa que tem o obrigação de cumprir o contrato assumido, ou seja, é o prestador do serviço. O tomador é o contratado pelo serviço mas é quem contrata o seguro e paga o prêmio da apólice.

Seguradora: Garante ressarcir o segurado em caso de eventuais prejuízos cobertos pela apólice em caso de descumprimento das obrigações assumidas pelo Tomador.

Quando podemos usar o seguro?

Usamos o seguro garantia em diferentes modelos de negócios: contratos, demandas judiciais, licitações, concessões, adiantamento de pagamentos, dentre outros.

O poder público ou uma empresa privada portanto podem exigir que a empresa apresente uma garantia para o cumprimento das suas obrigações contratuais.

Já nas ações judiciais, o seguro garantia é uma das formas previstas em lei para viabilizar que a empresa recorra de decisões judiciais e possui como principal finalidade garantir o pagamento de valores que a empresa necessite realizar no trâmite dos processos.

Nas licitações públicas, qualquer que seja sua modalidade, utilizamos como condição de participação do certame e tem como objetivo demonstrar a qualificação econômico-financeira da empresa. Isso representa segurança para todos os envolvidos no processo.

É portanto frequentemente utilizado nos contratos de prestação de serviços, construção, fornecimento de bens, concessão.

Caso sua empresa necessite de um rápida cotação de seguro garantia, podemos ajudar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *