Seguro de Vida

Seguro de Vida cobre Suicídio?

O suicídio ainda é um assunto tabu na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.

Mas, deixando as causas à parte, uma outra questão é trazida à tona: o seguro de vida cobre morte por suicídio? Os beneficiários terão direito ao seguro de quem se suicidou? Esse outro assunto também carrega seus tabus e é sobre ele que falaremos mais adiante.

O que diz a Legislação?

A legislação sobre a cobertura por suicídio dos seguros de vida passou por dois momentos. No primeiro deles, a Súmula 61 estabelecia que o seguro de vida cobre o suicídio não premeditado No entanto, essa definição poderia causar diversas leituras e conclusões. Afinal, como definir o suicídio premeditado, uma vez que a pessoa tem a intenção de se matar? 

Assim, a partir de 2002, temos um novo entendimento sobre o assunto. Segundo o Art. 798 da Lei 10.406 que institui o Código Civil, o beneficiário não tem direito ao capital estipulado quando o segurado se suicida nos primeiros dois anos de vigência inicial do contrato, ficando, assim, desnecessária a verificação se o suicídio foi voluntário ou involuntário ou se premeditado ou não. Ou seja, passado o prazo inicial de dois anos, os beneficiários receberão a importância contratada em suas apólices sem qualquer discussão.

A importância de falar sobre o tema

É preciso ressaltar a importância de se falar sobre saúde mental e suicídio. Afinal, em um país em que 32 pessoas se suicidam por dia, de acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), faz-se necessário o diálogo e a busca por prevenção.

O mês de setembro é destinado a prevenção ao suicídio em todo mundo, chamado de Setembro Amarelo. A discussão sobre temas psicológicos precisa ser ampliada e abordada durante todo o ano, para que assim, menos vidas sejam perdidas de maneira tão trágica.

O suicídio vem acompanhado da depressão, doença que atinge grande parte da população brasileira e mundial. Ela também é chamada de mal do século. Nesse sentido, faz-se necessário ter um olhar mais cuidadoso para cada pessoa e seus sentimentos.

Recent Posts

Como evitar fraudes no uso do plano de saúde com um sistema de B.I. em Saúde

Os preços dos planos de saúde no Brasil vêm aumentando muito nos últimos 2 anos.…

2 anos ago

Plano de Saúde Empresarial: Tabela de preços 2025

Engana-se quem pensa que plano de saúde empresarial é destinado apenas a grandes empresas.Na verdade,…

2 anos ago

Planos de saúde com coparticipação: O que é? Vale a pena?

A coparticipação no plano de saúde é um fator que interfere bastante no valor do plano de…

2 anos ago

Plano de Saúde MEI 1 vida – Onde contratar?

Quais são os planos de saúde MEI para 1 vida? A Notredame Intermédica disponibiliza planos…

2 anos ago

Planos de Saúde Aceitos na Rede D’or

Ao buscar por um plano de saúde, é muito importante estar atento à rede credenciada. A…

2 anos ago

Planos de saúde MEI mais baratos de SP

Plano de saúde não é tudo igual. Obviamente, existem uma infinidade de planos, para todos…

2 anos ago