Plano de Saúde Empresarial: Tabela de preços 2024

Engana-se quem pensa que plano de saúde empresarial é destinado apenas a grandes empresas.

Na verdade, plano de saúde empresarial é um plano contratado a partir de um CNPJ, seja de MEI, pequena, média ou grande empresa. Portanto, é possível contratar um plano de saúde empresarial para grupos de no mínimo 2 vidas. Como cada caso é um caso, é importante entender as regras aplicáveis para cada porte de empresa.

Quais são os tipos de planos de saúde empresarial?

Os planos de saúde empresarial se diferenciam de acordo com o número de pessoas incluídas no plano. 

Plano empresarial MPE (Micro e Pequenas Empresas) - de 2 a 30 vidas

Qualquer empresa de até 30 vidas pode ter um plano MPE, inclusive um Microeempreendedor Individual (MEI).

Neste tipo de plano, o reajuste anual é feito baseado numa média que engloba a inflação médica e a média de uso do plano de todos os clientes da operadora de saúde que tenham até 30 vidas. Além disso, os custos de plano de saúde por vida para empresas deste porte costumam ser até 40% mais baratos do que os planos de saúde individuais. 

Ademais, outra característica importante desta modalidade de plano é que em via de regra, há aplicação de carências para os novos beneficiários. No entanto, caso seja apresentada alguma carta de permanência de plano anterior de empresa congênere, esta carência pode ser reduzida ou até eliminada.  

 

Plano empresarial PME (Pequenas e Médias Empresas) - de 30 a 99 vidas

Para empresas deste porte, o benefício principal é a isenção total de carência, inclusive para idosos e gestantes, desde que sejam incluídos no plano dentro do prazo legal.

 Algumas operadoras costumam oferecer preços diferenciados para empresas deste porte. Este percentual de desconto por vida costuma ser de 5% a 15%, dependendo da operadora.

Plano empresarial acima de 99 vidas

Nesta modalidade, a grande maioria das operadoras e seguradoras oferecem preços diferenciados para empresas deste porte mediante negociação.

Com relação ao reajuste anual, as operadoras consideram a taxa de sinistralidade da empresa no reajuste. Por isso, é fundamental que haja uma conscientização por parte do RH para o bom uso do plano de saúde, para evitar um reajuste anual muito alto.  

Quais são as modalidades de inclusão do plano de saúde empresarial?

Há duas modalidades de inclusão de beneficiários: 

Plano Compulsório

Nesta modalidade, é obrigatória a inclusão de todo o grupo elegível (sócios e/ ou empregados do quadro funcional da empresa contratante). Caso haja inclusão dos sócios da empresa, todos os sócios que constam no quadro societário da empresa deverão entrar no plano. Se por algum motivo , no entanto, algum dos sócios não queira entrar no plano de saúde, é possível fazer uma carta de não adesão do sócio em questão.

Plano Opcional

Não há obrigatoriedade de inclusão de todo o grupo elegível vinculado à empresa contratante. Por ter essa flexibilidade, tem valores de tabela um pouco mais altos que os da tabela compulsória. Alguns planos (tal como a Sul América) ainda oferecem duas modalidades dentro do opcional: 

Regra Flex

Válido somente para contratação Saúde + Odonto:

• Contratação sem exigência de 100% da empresa;

• Os grupos de cada produto contratado podem ser diferentes;

• Quem não aderiu na implantação poderá ser incluído depois, com todas as carências.

Regra CBO

Contratação exclusiva para 100% de uma ou mais categorias:

• Diretores;

• Superintendentes;

• Gerentes;

• Supervisores;

• Coordenadores

Plano de saúde empresarial tem carência?

Como explicado no item anterior, isso dependerá do número de vidas do plano.

Plano de saúde empresarial de até 30 vidas tem aplicação de carências. Os prazos de carências no geral são: 

  • Urgências (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergências (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis): 24 horas
  • Consultas: 15 dias
  • Exames simples: 30 dias
  • Demais serviços: 180 dias.
  • Partos em condições normais: 300 dias
  • Doenças preexistentes: 2 anos
 

Já os planos empresariais de mais de 30 vidas tem isenção de carência, inclusive para idosos e gestantes, desde que entrem dentro do prazo legal (em até 30 dias após admissão, nascimento ou casamento). 

Qual a diferença entre plano de saúde empresarial e plano para MEI?

Com relação à qualidade do plano, o tipo de CNPJ não altera em nada o plano de saúde.

No entanto, os valores dos planos de saúde para MEI costumam ser ligeiramente maiores que os outros planos de saúde empresariais.

Além disso, há exigência de que o MEI esteja aberto há pelo menos 6 meses. Já no plano empresarial, não há essa exigência, sendo possível portanto contratar um plano empresarial para empresas recém-criadas.

Como funciona o reajuste de um plano de saúde empresarial?

As operadoras levam em consideração 3 critérios de reajuste:

1) VCMH – Variação dos Custos Médicos e Hospitalares, também chamado de inflação médica. Cada operadora tem seu próprio VCMH.

2) Sinistralidade – Utilizado para empresas com mais de 99 vidas. Toda empresa deve usar até 70% do que ela gasta com plano de saúde. Caso a empresa ultrapasse esse percentual, ela terá um reajuste acima do VCMH.

3) Faixa etária – Toda vez que os integrantes do plano de saúde mudarem de faixa etária, haverá reajuste no custo. 

 

 Você pode ver mais detalhes sobre reajuste no vídeo abaixo: 

Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial?

Em via de regra, cônjuges e dependentes legais (filhos e enteados) podem ser dependentes dos titulares nos planos de saúde empresariais.

Em algumas operadoras, é possível incluir também agregados (pais, irmãos, sobrinhos, genros, noras, sogros sogras e cunhados). Isso dependerá da regra de aceitação de cada uma. 

Quais são os melhores planos de saúde empresariais do mercado?

Plano de saúde Empresarial GNDI

O Grupo Hapvida Notredame Intermédica (GNDI) é, hoje, a maior operadora de saúde do Brasil, com mais 16 milhões de beneficiários. Oferece uma boa rede credenciada e custos competitivos. 

Plano de saúde Empresarial Amil

No Brasil, a Amil possui cerca de 5,3 milhões de beneficiários, mais de 6 mil laboratórios e centros diagnósticos credenciados, mais de 371 mil empresas clientes e mais de 19.000 médicos credenciados.

Plano de Saúde Empresarial Bradesco

Atualmente, a Bradesco Saúde conta com cerca de 4 milhões de beneficiários, sendo quase 96% em planos coletivos. Uma das melhores opções para quem busca rede credenciada diferenciada.

Plano de Saúde Empresarial Sul América

A SulAmérica é uma das maiores seguradoras do país com mais de 2,8 milhões de beneficiários e cerca de 18.000 médicos credenciados pelo Brasil.

Plano de Saúde Empresarial Porto Seguro

A Porto Seguro atualmente possui 8.200 empresas seguradas com cerca de 1 milhão de segurados no saúde e odontológico. Hoje possui mais de 30 mil prestadores de serviços em todo Brasil, sendo um das maiores seguradoras de saúde do país.

Plano de saúde Empresarial Golden Cross

A Golden Cross possui mais de 26 mil empresas clientes, 230 mil referenciados e 8 milhões de atendimentos ao ano. Possui preços competitivos e uma boa rede credenciada.

O que é plano de saúde empresarial com coparticipação?

Coparticipação é um tipo de modalidade de contratação dos planos de saúde em que o beneficiário paga uma porcentagem sobre cada consulta médica, exames e procedimentos. Este tipo de contratação tem a vantagem de oferecer menores custos para a empresa, já que as mensalidades costumam ser menores.  

Muitas empresas optam por planos sem coparticipação pois oferecem maior conforto aos beneficiários, já que eles podem usar o plano livremente.

No entanto, é preciso atenção a este ponto, pois quanto maior a utilização do plano de saúde, maior será a sinistralidade e, consequentemente, maior o reajuste anual, em especial para planos acima de 99 vidas.

A escolha entre os modelos com ou sem coparticipação é feita durante a contratação do plano de saúde e deve levar em consideração o orçamento disponível e o perfil dos beneficiários.

Como o RH pode conscientizar os funcionários a fazerem bom uso do plano de saúde?

A coparticipação é uma alternativa interessante pois faz os colaboradores pagarem uma parcela quando utilizarem determinados procedimentos, o que gera um uso mais consciente dos serviços pelo colaborador. 

Além disso, campanhas de conscientização sobre o bom uso do plano são sempre uma boa alternativa. O RH, juntamente com sua corretora,  devem fazê-las para promover o bom uso do plano.

É possível contratar plano de saúde empresarial para prestadores de serviços (PJs)?

Sim, algumas operadoras aceitam a inclusão de prestadores de serviço (PJs) no plano de saúde empresarial.

Quais são os valores do plano de saúde empresarial?

Algumas corretoras dizem oferecer descontos nos planos de saúde. No entanto, fique atento! Essas chamadas são puro marketing, pois as corretoras não tem autonomia para mudar os valores de tabela dos plano de saúde, pois eles são precificados pelas operadoras de plano de saúde. O que acontece é que, conforme explicado anteriormente, empresas com mais de 99 vidas podem ter valores diferenciados mediante negociação e avaliação da sinistralidade do plano.

Seguem alguns valores de janeiro de 2024 para empresas de até 30 vidas:

Leve SaúdeGNDI Notredame IntermédicaUnimed RioGolden CrossSul AméricaAmilPorto SeguroBradesco
Planos/RedesLeve SaúdeSmart 400Unimed BetaFundamental 200 Exato Amil S380Bronze BrasilEfetivo
Núm. De vidasaté 29 vidasaté 29 vidas30 a 99 vidasaté 29 vidasaté 29 vidasaté 29 vidasaté 29 vidasaté 29 vidas
TabelaRJRJRJRJRJRJRJRJ
AcomodaçãoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamento
AbrangênciaRegionalRegionalNacionalNacionalNacionalNacionalNacionalNacional
CoparticipaçãoConsultas e examesConsultas, exames e internaçõesConsultas e examesConsultas e exames30%Consultas e exames30%30%
ObstetríciaSimSimSimSimSimSimSimSim
De 0 a 18 anos136,96198,05215,43234,36266,52229,97259,31286,01
De 19 a 23 anos171,20267,33290,83315,96333,15269,06361,75337,49
De 24 a 28 anos188,32315,93319,91319,12413,11328,25427,43408,36
De 29 a 33 anos216,57330,08351,90344,65458,55393,90506,88490,04
De 34 a 38 anos238,23341,10362,46348,10490,65413,60530,65558,64
De 39 a 43 anos262,04375,21373,33420,37569,15454,96552,82575,40
De 44 a 48 anos330,17487,77527,70574,64680,36568,70629,77700,58
De 49 a 53 anos379,70634,10686,01726,46797,38625,57765,49824,02
De 54 a 58 anos531,58824,33754,61762,78949,29781,96910,69980,58
59 anos ou mais792,061.188,111.292,501.406,041.599,071.368,431.500,741.715,92

Para fins de comparação, seguem alguns valores para empresas com mais de 30 vidas. Veja como há alguma redução na maioria da operadoras:

GNDI Notredame IntermédicaGolden CrossUnimed RioAmilPorto SeguroSul AméricaBradesco
Planos/RedesSmart 400Fundamental 200Unimed BetaAmil S380Bronze BrasilExatoEfetivo
Núm. De vidas30 a 99 vidas30 a 99 vidas30 a 99 vidas30 a 99 vidas30 a 99 vidas30 a 99 vidas30 a 99 vidas
TabelaRJRJRJRJRJRJRJ
AcomodaçãoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamentoApartamento
AbrangênciaNacionalNacionalNacionalNacionalNacionalNacionalNacional
CoparticipaçãoConsultas, exames e internaçõesConsultas e examesConsultas e examesConsultas e exames30%30%30%
ObstetríciaSimSimSimSimSimSimSim
De 0 a 18 anos182,20210,92204,09217,86253,73226,16R$ 273,13
De 19 a 23 anos245,93284,36275,52254,90353,87282,69R$ 322,29
De 24 a 28 anos290,64287,21303,07310,98418,08350,54R$ 389,97
De 29 a 33 anos303,66310,18333,38373,18495,73389,09R$ 467,97
De 34 a 38 anos313,80313,28343,38391,84518,98416,33R$ 533,48
De 39 a 43 anos345,18378,32353,68431,02540,65482,95R$ 549,48
De 44 a 48 anos448,73517,17499,93538,78615,86577,32R$ 669,02
De 49 a 53 anos583,35653,80649,91592,66748,53676,62R$ 786,90
De 54 a 58 anos758,36686,49714,90740,83890,47805,51R$ 936,41
59 anos ou mais1.093,021.265,411.224,481.296,451.467,261.356,89R$ 1.638,62

Como solicitar uma cotação de plano de saúde empresarial?

A contratação é feita através de corretoras de seguros, pois possuem cadastramento nas operadoras e seguradoras e seu registro na SUSEP. 

Garantia Corretora de Planos de Saúde e Seguros é uma corretora do Rio de Janeiro que atende a clientes em todo o Brasil há mais de 30 anos com excelente reputação no mercado.

Caso esteja buscando por um plano de saúde empresarial, seja para micro, pequena, média ou grande empresa, contate-nos para encontrarmos o plano que melhor atenda às suas expectativas.

Lembre-se que os planos de saúde são tabelados pelas operadoras e seguradoras e, portanto, não haverá nenhuma diferença de preços entre as corretoras para planos de até 99 vidas, pois elas não tem autonomia para mudar seu percentual de comissão. Portanto, o que irá determinar a satisfação do consumidor não será a entrega de menor preço, mas sim o nível de serviço da corretora, ou seja, a que apresenta maior conhecimento e agilidade para te ajudar quando for preciso.

Para empresas maiores acima de 99 vidas, há margem de negociação com as operadoras. Além disso,  é necessário que o RH tenha atenção especial à escolha da corretora pois ela será fundamental no apoio operacional (inclusão e exclusão de vidas, alterações cadastrais dos beneficiários, bom relacionamento com as seguradoras para pleitos de negociação e excepcionalidades, dentre outros).

Por isso, preencha o formulário abaixo para que um consultor entre em contato com você. Se preferir, em caso de empresas menores, pode-se realizar cotação online no formulário mais abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *